Home História O Outro Lado das Marcas: Por Que Pessoas Gorda e Idosas Não São Representadas nas Propagandas de Tênis?

O Outro Lado das Marcas: Por Que Pessoas Gorda e Idosas Não São Representadas nas Propagandas de Tênis?

by Sneakers

A maioria das campanhas de tênis tem algo em comum: o foco quase exclusivo em corpos magros, jovens e atléticos. Mas, e as pessoas gordas e idosas? Por que essas pessoas, que também usam tênis no seu dia a dia, estão praticamente ausentes das propagandas? É como se elas simplesmente não existissem no mundo da moda e do esporte, e isso não faz sentido nenhum.

Observamos que as marcas de tênis, assim como muitas outras no mercado, ainda se baseiam em estereótipos de beleza que associam juventude e magreza a saúde, performance e estilo. Esse padrão é repetido constantemente em comerciais, propagandas e até mesmo em campanhas de grandes influenciadores e celebridades. A ideia é criar uma imagem aspiracional para os consumidores, mas esse “ideal” não é a realidade da grande maioria das pessoas.

Mesmo as pessoas gordas ou idosas que usam tênis no seu dia a dia, seja para praticar atividades físicas ou para o lazer, são praticamente invisíveis nessas campanhas. A falta de empatia das marcas é visível quando vemos como elas não conseguem enxergar que esses consumidores também têm necessidades, desejos e, claro, poder de compra.

Infelizmente, esse tipo de abordagem mostra como o marketing ainda não entendeu a importância de refletir a diversidade do público real. A representatividade é fundamental! As pessoas não querem mais ser apenas espectadoras de campanhas que não as incluem, elas querem ver corpos diversos, com diferentes idades, formas e estilos de vida.

O mercado está mudando, e os consumidores estão mais conscientes e exigentes. As marcas precisam começar a pensar fora da caixa e compreender que todo mundo, independente do corpo ou idade, deve se sentir representado, especialmente quando o produto é algo tão acessível quanto um par de tênis. Afinal, os tênis são para todos, não só para um “padrão”.

You may also like

3 comments

Shawn Roberts 19 de julho de 2017 - 8:16 am

Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit, sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore.

Reply
Shawn Roberts 19 de julho de 2017 - 8:16 am

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil.

Reply
Shawn Roberts 19 de julho de 2017 - 8:16 am

Et harum quidem rerum facilis est et expedita distinctio. Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil impedit quo minus id quod maxime placeat facere.

Reply

Leave a Comment